top of page

Relatório - Financeiro

Inicialmente é importante tornar a ONG, suas atividades e objetivos bastantes conhecidas pela comunidade local, afim de conquistar seu apoio. Para que sejam desenvolvidas diversas atividades. Com compromisso, respeito e solidariedade. No mundo em que atualmente vivemos pouco se fala em doações, sejam elas financeiras ou não, estão todos muito preocupados com o seu bem estar e na segurança das suas famílias; é preciso lembrar que vivemos em sociedade, comunidades em que um precisa do outro e cada família tem sua história de vida construída no sofrimento, na alegria, mas, todos fazem parte de um único grupo: SOCIEDADE.

O Departamento Financeiro pensando em uma maneira de fazer com que o Projeto seja abraçado por mais pessoas, pensou então em várias maneiras para que Gattas e Gatos permaneça na luta de resgatar essas vidas que, para muitos, já estão perdidas, sendo assim, seguem algumas estratégias:

  1. Incentivar os adolescentes a partir dos 16 anos a construir peças artesanais (quadros, porta-retratos, almofada, costura) para angariar recursos para a Instituição);

  2. Buscar junto ao SEBRAE orientações para mantimento e controle das despesas, bem como um crédito em conta bancária para manter o Projeto e desenvolver planilhas de custos fixos e variáveis percebendo o grau de prioridade de cada um e, se necessário, cortar gastos desnecessários- redução de custos;

  3. Estabelecer novas parcerias;

  4. Identificar possíveis financiadores. Com um Planejamento bem elaborado, visível e palpável fica mais fácil encontrar patrocinadores e financiadores para o Projeto;

  5. Potencializar as receitas financeiras, estabelecendo estratégias de vendas;

Desta forma, possivelmente a comunidade, as pessoas e as Instituições poderão interessar-se em contribuir da forma mais excelente para a permanência deste Projeto na comunidade e quem sabe até, expandir este Projeto para outras comunidades.

Relatório - Processo Interno

A presente Instituição Gattas e Gatos atendem hoje um total de 75 crianças, onde 55 apresentaram documentos (completos e incompletos) e 15 não apresentaram nenhum tipo de documento. Funciona de terça a domingo e tem as seguintes atividades: terça-feira e quinta-feira (capoeira, reforço-escolar e dança), quarta-feira (jiu-jitsu), sábado (oficina de modelo e futsal), domingo (futsal), sendo que os professores são voluntários.

            As crianças não dormem na instituição, que é um imóvel próprio (Pertence ao pai da responsável).

Não existe relação próxima aos pais, inclusive somente 03 tiveram interesse em conhecer a Organização, pois os outros nunca estiveram para se quer conhecer melhor o ambiente frequentado por seus filhos. As crianças descobrem através de amigos que já frequentam, e falam dos principais motivos que os levam que são: a alimentação, oficinas, além de ser um lugar onde podem ser divertir, não existe nenhum tipo de divulgação no bairro. Após ter conhecimento por amigos eles pedem aos pais para os levarem, como politica da instituição é enviado um informativo que deverá ser entregue munidos dos documentos, mas nem sempre os mesmos são entregues e mesmo assim podem frequentar.

Não existe uma media de tempo para frequentar, só não pode passar dos 17anos e não há nenhum tipo de acompanhamento médico para as crianças.

A Maioria das crianças estuda em escola publica e a ONG auxilia através de reforço escolar para as que solicitam. Só existe um voluntario para este trabalho. Tem o caso de um menino de 12 anos que só sabe escrever o nome em letra de forma e não tem interesse em escrever. Não existe um método de ensino, já que não funciona como escola, é dado reforço escolar de acordo com a necessidade da criança. A instituição tem uma avaliação de aprendizagem de acordo com o interesse de cada criança em participar das oficinas e de seu desenvolvimento na atividade proposta.

A Instituição não recebe nenhum tipo de ajuda financeira nem  de doações, Verônica (responsável majoritária) ao fazer compras separa uma parte para sua casa e outra para instituição, que recebeu uma única vez uma doação de macarrão e arroz. Não existe auxilio de nutricionista, e a principal refeição é o almoço sendo que, só às vezes há disponibilidade para o lanche, pois se trata de uma instituição carente que necessita de ajuda.

BSC - Perspectiva de Apredizagem e Crescimento

O objetivo da perspectiva de aprendizado e crescimento é inovar em procedimentos para alcançar as metas traçadas. E nessa perspectiva se trata a capacidade dos voluntários e colaboradores, e alinhamento de informações .   

Foi observado que os voluntários e colaboradores precisam de capacitação e padrão de desenvolvimento de suas atividades e funções.

Questionário 

Prezada Sr.ª Verônica, bom dia!

Me chamo Ivone Duarte, faço parte de alunos da Unijorge, que algumas pessoas fizeram uma visita a sua ONG e venho através desse solicitar a vossa colaboração com o nosso Projeto Institucional a responder algumas perguntas, desde já agradeço a compreensão e a colaboração com a nossa Instituição de Ensino.

Qual o total de adolescente:

Cadastrados? 55

Não Cadastrados?  15

Quais são as oficinas: Futsal - Jiu Jitsu - Capoeira - Modelo - Reforço Escolar - Dança - Artes             Ordenar por grau de interesses?

Por qual motivo os adolescentes tem interesse de procurar a ONG? Alimentação - Ocupação do tempo

O que levam esses adolescentes permanecer na ONG? Alimentação - Gratuidade - Tratamento dado a eles -  Respeito

Qual é a faixa de idade desses adolescentes? 12 à 17 anos

Quanto tempo dura essas oficinas realizadas na ONG? Com exceção de modelo de 06 à 12 meses pois depende da disponibilidade do instrutor/voluntário

Essas oficinas são realizadas fora da ONG? Futsal

Quais são as maiores dificuldades para essas Oficinas a serem realizadas? Disponibilidade de tempo do voluntário, ausência sem aviso prévio, indisciplina dos beneficiários, voluntários e material adequado.

Os adolescentes em questão se entregam a esse trabalho desenvolvidos na ONG? 95% se for em relação a participação a pergunta

Quando eles desistem de participar dessas oficinas, qual  trabalho desenvolvido para que os adolescentes não abandonem aquele projeto?  Não há um trabalho desenvolvido, procuramos saber o real motivo da desistência quando há possibilidade com o próprio caso não seja possível através de amigos do mesmo.

A ONG conseguem trazê-los de volta geralmente em que parâmetros de tempo? Não é possível mensurar, depende muito da razão da desistência

E qual é a porcentagem que conseguem trazê-los de volta? Não sei informar, o retorno dar-se por livre e espontânea vontade. Alguns não retornam devido ao aliciamento para condutas ilícitas por parte de facções existentes no bairro 02 (duas) atualmente.

 

Os Organizadores da ONG está satisfeito com o resultado e trabalho desenvolvidos? Ainda não, falta muito a ser feito.

Nós Alunos da Unijorge agradecemos a ONG a abrir as portas para que nós possamos desenvolver um trabalho legal perante a nossa sociedade.

Atenciosamente alunos da Unijorge.

BSC - Perspectiva Clientes

A Perspectiva Clientes relaciona-se com o objetivo estratégico: - Aumentar a abrangência e a qualidade do serviço prestado, de forma que seu resultado seja a obtenção de clientes e retenção de talentos. 

 Ao considerar os Clientes da ONG, foram traçados indicadores relacionados aos beneficiários e aos financiadores – Pessoas beneficiadas, Qualidade do serviço prestado e Relacionamento com clientes.

Conforme quadro acima, não foi possível traçar metas quantificadas para a perspectiva citada, já que ela aborda aspectos qualitativos e intangíveis.

Para que posamos atingir o objetivo “Aumentar o nível de abrangência dos serviços da Organização”, propõe-se a difusão dos ideais perseguidos pela ONG em outros meios que ainda não foram utilizados – panfletos, anúncios, por exemplo – a fim de atingir mais pessoas.

 Em relação à “Melhoria da qualidade do serviço prestado”, identifica-se como relevantes atividades que visem à efetividade das práticas difundidas pela organização. Para isso, será necessário propor parcerias com colaboradores de modo que todas as partes possam ser reconhecidas e abonadas, com reconhecimento e gratificações.

 O objetivo “Fortalecer e melhorar o relacionamento da ONG com seus clientes” mostra-se fundamental para criar um ambiente de credibilidade, parceria e corresponsabilidade dos envolvidos. Deverá ser proposto a criação e um espaço de diálogo e apresentação de resultados, para que os clientes possam participar mais conjuntamente do propósito da organização. O site institucional pode ser usado como um espaço interativo para discussões, bem como para estabelecimento de contatos.  

Estratégia

Possibilitar captação de recursos.

Mapa Estratégico

© 2016 por Projeto Integrador 2016. Orgulhosamente criado por Equipe Endomarketing.

bottom of page